Nome científico: Lepisma saccharina 

Nome comum: Traça de livro ou Traça prateada

Aspecto: apresentam tamanho em média de 0,8 a 1,3 cm, corpo alongado, geralmente achatado dorso-ventralmente, com dois ou três filamentos caudais, sendo o aparelho bucal mastigador. Coloração comum prateada.

Reprodução: as fêmeas depositam cercam de 100 ovos, que podem eclodir em aproximadamente 10 a 60 dias, nascendo as formas jovens, que se assemelham aos adultos, porém menores passam por mudas consecutivas, demorando em média 2 a 3 meses até chegarem a fase adulta, quando o crescimento cessa. As traças adultas podem viver por mais de quatro anos.

Hábitos: são onívoros, alimentando-se de uma infinidade de produtos, principalmente dos que contém amido como farinhas, papel, capas de livros (papelão), papel de parede, roupas e tecidos entre outros. Tem hábito noturno, vivem preferencialmente em ambientes escuros e úmidos. São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas.

Nome científico: Phereoeca uterella

Nome comum: Traça de parede

Aspecto: Na fase adulta medem em torno de 1,5cm e diferentes das outras mariposas não são atraídas pela luz. As larvas desta espécie ficam dentro de um pequeno casulo achatado, geralmente marrom, em formato de losango, possui uma abertura em cada extremidade por onde a larva consegue expor parte do corpo e se locomover.

Reprodução: apresenta reprodução sexuada e desenvolvimento metamórfico, onde de ovos, nascem larvas que tecem casulos protetores, desenvolvem-se em pupas e na fase adulta em mariposa.

Hábitos: se alimenta de pelos, incluindo a lã de roupas, penas, couro, fragmentos de pele morta, cabelos e papel, além de algumas fibras sintéticas, preferivelmente com algum grau de umidade

 

Nome científico: Tineola bisselliela

Nome popular: Traça de roupa

Aspecto: Os adultos desta espécie possuem asas amareladas, com envergadura de 12 mm a 16 mm de comprimento. Já as larvas não possuem casulo, apresentam coloração clara e pálida.

Reprodução: apresenta desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa, ou seja, dos ovos nascem lagartas (fase jovem) completamente distintas da fase adulta (mariposa), a lagarta se desenvolve alimentando-se avidamente de uma infinidade de materiais como tapetes, roupas de lã, tecidos, estofamentos, entre muitos outros, após algum tempo, transforma-se em pupa e logo depois em mariposa, fase adulta alada e com capacidade reprodutiva.

Hábitos: Preferem ambientes escuros e úmidos para viverem, alimentam-se de peles, lãs, seda e materiais semelhantes.