Moradores de um condomínio no Bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza, enfrentam a infestação de pombos no local e adotam medidas para evitar que os animais entrem nas casas. A preocupação dos vizinhos, além da sujeira, é com a transmissão de doenças. A médica dermatologista Izayra Queiroz explica os sintomas e o tratamento de uma doença de pele provocada pelos pombos.

A doença é causada pelo piolho do pombo que, em contato com a pele, pode provocar vermelhidão, coceira e pequenos inchaços, semelhantes a picadas de mosquitos. "Piolho do pombo é um ácaro, que habita as aves silvestres, tanto pombo, pardal e outras aves. Ele transmite uma patologia chamada dermatozoonose, que é alergia a picada de inseto. Essas lesões são semelhantes à picada de formiga", afirma a especialista.

"O paciente chega no nosso consultório com lesões às vezes disseminadas pelo corpo, às vezes localizadas, dependendo da quantidade de piolho que essa pessoa foi picada. Essas lesões causam intensa coceira, e elas ficam muito inchadas, vermelhas. Na maioria das vezes as pessoas que nos procuram no consultório chegam preocupadas porque chegam com lesões disseminadas, realmente. Pra identificar, você precisa pesquisar e interrogar o paciente, porque você não imagina que um pombo pode transmitir essa picadura", indica a médica.
saiba mais


Tratamento


Primeiro tratamento é preventivo, que é afastar o pombo das habitações. E procurar dermatologista para prescrever a medicação indicada. Nós podemos usar medicações orais, anti-histamínicas, pomadas dermatológicas, mas é interessante procurar o seu dermatolgoista, porque poderá ser semelhante a picada de outros insetos.


Outras doenças


no entanto, pombo também pode transmitir outras patologias mais graves através das fezes, que é a criptococose, doença causada por um fungo (criotococos) e causar até uma meningite. Outra patologia muito grave transmitida pelas fezes do pombo é a histoplasmose, porque as fezes desses pombos podem se contaminar por fungos e bactérias e isso transmitir essas patologias pela aspiração das fezes.

Fonte: G1


Barreiramento contra pombos


O barreiramento contra pombos é uma forma eficaz de eliminar os transtornos e perigos do contato com estas pragas urbanas. Através de barreiras físicas, instaladas em pontos estratégicos da residência é possível remover permanentemente a presença indesejada de pombas.

Realizamos este serviço, de forma segura. Conte com a Fatality!