Ok, entendo perfeitamente que só de falar em baratas dá uma imensa aflição. No entanto, é muito importante saber, que um contato com esses insetos indesejáveis, pode ir muito além do susto que se leva ao encontrá-los. Essas criaturinhas podem transmitir consequências gravíssimas à saúde, por isso, é recomendado que você entenda de que forma é possível mantê-las bem longe.

O maior risco de contato com as baratas, se deve ao fato de que elas carregam em seus corpos milhares de bactérias. Pensando nisso, listamos abaixo as 7 principais doenças que são transmitidas e como evitar esses insetos na sua casa.

Confira:

Hepatite A

A hepatite A causa inflamação no fígado. Geralmente é causada por água ou alimentos contaminados. As baratas podem ser transmissoras da doença, pois andam por todo tipo de lugar e têm contato com as mais variadas bactérias.

Febre Tifóide

Doença bacteriana transmitida por alimentos e água contaminada. Pode causar dores musculares, febre e erupção cutânea.

Tuberculose

Doença bacteriana infecciosa que afeta principalmente os pulmões e pode ser grave. Os sintomas, quando ocorrem, costumam ser tosse, em alguns casos com sangramento, febre perda de peso e sudorese noturna.

Lepra

Doença infecciosa crônica, mas curável. Causa sobre tudo, lesões à pele e danos aos nervos. Também conhecida pelo nome de hanseníase, provoca sintomas, como: manchas causa manchas claras ou avermelhadas, com diminuição da sensibilidade ao toque. Dormência e fraqueza nos pés e nas mãos, são comuns nos pacientes.

Diarreia

É caracterizada por evacuação frequente e sem controle com fezes líquidas. Em casos mais graves, pode ocorrer desidratação e por consequência à morte.

Poliomelite

É um vírus que causa paralisia. O poliovírus destrói as células nervosas da medula espinhal, levando a perda da massa muscular e paralisia. É transmitida por água, alimentos contaminados ou por contato com uma pessoa infectada. Entretanto, vale lembrar que, a doença pode ser evitada com vacina.

Pneumonia

As baratas podem ser transmissoras das pneumonias gastrointestinais, como: enteroviroses, salmoneloses, shigeloses e outras.

Mas afinal, como prevenir as baratas?  

Acabar de vez com as baratas, não é uma tarefa muito fácil. Porém, é possível tomar algumas precauções que ajudam evitá-las. Mantenha a casa sempre limpa, não deixe restos de alimentos espalhados, evite guardar papéis e acumular objetos, são ótimas medidas no combate à elas. Se possível, é recomendado também contratar periodicamente uma empresa especializada.

Link para consulta: Revista Bem Mulher